sábado, 4 de março de 2017

SOS Escritor! l Quero ser um autor, e agora?

Se você está nesta página, creio que seja um escritor que está começando a se aventurar na vida das letras, ou está pensando em embarcar nesta viagem. Seja qual for o seu caso, convido você para se sentar a mesa e tomar um cappuccino comigo enquanto conversamos sobre – que toquem os tambores! – “Quero ser um autor, e agora?”.
Talvez uma lâmpada tenha se acendido em sua cabeça e tcharã, vou ser um escritor! Ou talvez tenha sido porque descobriu uma paixão avassaladora por livros e que entrar nesse meio... Enfim, não importa como. O que importa é a decisão que tomou. Quer ser um autor? Então vamos conversar, você não irá se arrepender.
Nesta coluna vou trazer dicas e conselhos para vocês, autores iniciantes que podem estar tão perdidos como eu mesma estive no começo. A primeira coisa que tenho que te falar é: ser escritor não é fácil, provavelmente você passará noites em claro escrevendo, talvez quando se deitar para descansar você não conseguirá parar de pensar nos próximos passos dos teus personagens, e ainda pode achar que talvez não valha a pena. Tenha consciência disso, mas a segunda coisa que tenho que te dizer e é tão importante como a primeira é: você pode, você é capaz de alcançar o céu se este for o seu sonho! Não vai ser fácil, mas ser escritor é mágico, é viajar para outros lugares sem tirar os pés do chão, é se conectar com pessoas que você nunca viu e tocá-las com tuas palavras. E então, está preparado? Vamos lá!
Mas Thais, qual o primeiro passo depois que tomei minha decisão?”. O primeiro passo, e talvez o mais importante, é o planejamento. Pegue um caderno e canetas de várias cores, faça seus rabiscos e rascunhos. Você precisar ter em mente – e escrito – o rumo da tua história. Nunca comece a escrever sem saber o que quer para o meio e o fim, caso contrário pode se perder.

     Escreva o nome dos seus personagens, idade, características físicas e emocionais. Fez isso? Agora vamos partir para a construção da história deles: escreva o que aconteceu no passado de cada um, como é a atual situação deles e ainda como será o futuro. Estas serão diretrizes de extrema importância para manter o foco. Lembre-se: você não é um robô, então claro que estas informações podem sofrer alterações quando estiver escrevendo e pensar em algo melhor. É normal, esteja adepto a mudanças, mas tenha o planejamento para não se sabotar.
Assim, quando você estiver com o Word aberto para começar sua obra, terá uma direção a seguir e a escrita fluirá. Um erro dos escritores iniciantes é ignorar esse passo e já começar a jogar as palavras na tela do computador, e quando ele já estiver na metade do enredo, poderá ter dúvida do que disse antes e prejudicar o que poderia ser uma história maravilhosa. O planejamento é essencial para que o escritor evite ao máximo se contradizer durante o processo de escrita.
Vale lembrar que nesse primeiro passo você não precisa se preocupar tanto com o título do livro, foque na essência da história, ok?
E então, está pronto para começar a escrever? Faça o planejamento e acrescente tudo aquilo que você usará durante a história, sinta-se livre, é a sua criação.
Por hoje é isso, a cafeteria está fechando as portas e ainda estamos aqui! Espero que tenham apreciado a conversa e o cappuccino. Na próxima coluna vamos aproveitar para falarmos sobre o temível momento de decidir qual será o título do teu livro, isso tudo acompanhado de um piquenique. Não se esqueça do protetor solar!
Beijo com marquinha vermelha em vocês! 



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook!

Fale conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *