quarta-feira, 22 de março de 2017

EPH - Um maluco no pedaço | SÉRIE

Toda série possui ao menos um episódio que nos marca de alguma maneira. Nos faz chorar, sorrir, pensar e refletir. Terminamos com aquela sensação de que 'não faltou absolutamente nada', e quase que instantaneamente, já pensamos em revê-lo.
Por isso, a partir de hoje, vou utilizar este espaço para criar um novo quadro "Episódios que entraram para a História"(EPH).

E para dar inícios aos trabalhos, não poderia escolher outra série senão "Um maluco no pedaço".
No Brasil, este programa estreou no SBT em 2000, o que significa que fez parte da infância de diversas pessoas, inclusive da minha. Contudo, quase nenhuma criança teria a capacidade para entender suas referências, e para além disso, as críticas sociais que apresenta. Então, no início deste ano, resolvi rever todas as temporadas. Logo nos primeiros episódios, podemos perceber que não se trata apenas de uma série de comédia.
Temporada 01: Episódio 06 - Identidade trocada.
"Will e Carlton são presos e acusados de roubar automóveis"
Phillip e Vivian Banks farão uma excursão junto com outros membros da firma de advocacia de Phillip. Embora tenha se programado para esta viagem, Will descobre que não poderá ir, essa notícia faz com que ele se ofereça para levar o carro de um dos sócios de seu tio (este que viajará de helicóptero até PalmSprings). 
O Sr. Furth escolhe Carlton para levar sua Mercedes. Contudo, Will não desiste e se esconde no banco de trás do carro. Em pouco tempo, os dois adolescentes encontram-se perdidos no meio da estrada, e não demora muito para que sejam parados pela polícia.

Carlton é otimista e encontra na figura do policial, um amigo que pode ajudá-lo. Entretanto, Will é mais realista - cresceu no subúrbio - e teme o que pode vir a acontecer com eles.
"Ocorre uma grande confusão", os dois são confundidos com ladrões de automóveis e acabam na cadeia.
O episódio nos leva a refletir sobre certas questões que afetam a sociedade como um todo. Cabe lembrar que naquela época (início dos anos 90) havia um forte tensão racial nos EUA, e o programa servia como um incrível meio de comunicação para externar essa situação, fazendo a comédia girar em torno de determinados estereótipos.

Após finalmente saírem da cadeia, diversas questões vêm à tona. Por que os policiais desconfiaram dos meninos? Os dois jovens discutem, e ao final, Will fala para Carlton que o verdadeiro motivo pelo qual os dois haviam sido presos, seria que para a polícia: "Se você vir um negro dirigindo outro carro que não uma Variant é melhor pará-lo porque o carro é roubado". Carlton insiste em outra teoria, diz que o sistema é justo e funciona, ao que é respondido com: "Espero que você goste do sistema, porque ele vai persegui-lo por toda a vida".

Gostaria de exportar aqui outros diálogos, contudo, pretendi evitar grandes spoilers e focar mais na questão social envolvida. O que posso dizer, é que este definitivamente foi um grande episódio que entrou para a história da série.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook!

Fale conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *