sábado, 18 de março de 2017

SOS Escritor! | Escolhendo o Título

Que bom que você chegou! Fique tranquilo, estou aqui fazem somente alguns minutos e, nesse tempo, aproveitei para estender a toalha xadrez sobre a grama. No cardápio de hoje nós temos sanduíches e suco natural, não conte a ninguém, mas também trouxe um pote de nutella!
Como combinado, hoje é dia de falar sobre a escolha do título para o seu livro! Caso ainda não tenha lido a postagem sobre planejamento, corra e leia antes de prosseguir.

Acho que você concorda comigo que, assim como a capa, o título é aquilo que vai cativar seu leitor à primeira vista. Daí podemos notar a tamanha importância que o título tem. Então, sem mais delongas, vamos as dicas:

1 Não se preocupe tanto com o título na hora da criação da tua história, não force. Se você ainda não tem um título, comece a escrever e fique tranquilo porque uma hora ou outra, você vai saber exatamente qual é o certo. Mas, se você é como eu e prefere já ter o título antes mesmo de começar a escrever, pense bem! Escolha um nome que passará a essência da sua história. Lembre-se que o nome do teu livro deve ser fiel a história, ok?

2 Cuidados com títulos gigantescos! Por exemplo, a Thalita Rebouças tem um livro cujo título é "Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática". E aí, tomou fôlego? Títulos muito grandes tendem a transparecer muito da história ou dão a impressão de que servem apenas para encher linguiça. O mais recomendável são até quatro palavras.

3 Objetivo ou subjetivo? O título objetivo é aquele que já diz para o leitor qual o foco do livro, exemplos: "Como eu era antes de você", fica claro que se trata da história de alguém antes de conhecer outra pessoa; "16 Dias Com Você" é um de meus romances e, como o leitor já percebe, a história trata-se de um período de dezesseis dias com alguém. | Já o título subjetivo é o que deixa a história mais velada, ele é rodeado por um certo mistério. Exemplos: "O guardião", este romance de Nicholas Sparks tem grande ligação com título, o qual você só descobre no fim do livro; "Abaixo da Tempestade, Acima do Mar" é um dos meus livros que segue esta linha de raciocínio onde os leitores só entenderão o sentindo dele no decorrer da leitura.

4 Escolha um título chamativo e, também, comercial. Pense: você está em um livraria, compraria o seu livro somente pelo título? Assim como eu disse, o nome e a capa são essenciais para atrair a atenção do leitor.

5 Por fim e não menos importante, pesquise se já há algum livro com o mesmo título. Caso haja, verifique a sinopse e outros pontos para ver se as histórias não são semelhantes.

Já está anoitecendo e é hora de nos despedirmos. Espero que tenha gostado das dicas e, caso tenha algo a acrescentar ou se elas lhe foram úteis, comente!
Podemos marcar nosso próximo encontro no shopping? Já estou ansiosa para conversarmos mais!
Beijos de amor!




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook!

Fale conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *