quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Melhor Canção Original | Oscar 2017

City of Stars" | Música de Justin Hurwitz, canção de Benj Pasek e Justin Paul - La La Land: Cantando Estações
Para começar esse texto, tenho que ressaltar que sou uma pessoa bastante ansiosa, então, no momento em que fui ao cinema e assisti ao trailer de 'La La Land', comentei com um amigo que aquele filme tinha 'muita cara de Oscar'. Pouco tempo depois, fiquei sabendo das 14 indicações e dos inúmeros prêmios no Globo de Ouro, o que me forçou a procurar a trilha sonora desse musical.
Escutei todas as músicas e notei que seria necessário ir ao cinema e ver de que maneira elas se encaixavam na película. Após os 5 minutos inicias, minhas dúvidas estavam sanadas, de resto, Ryan Gosling e Emma Stone realizaram um trabalho fantástico. 
Visto isso, o palpite para o Oscar de 'melhor canção original' não poderia vir de outro filme senão La La Land. Justin Hurwitz e Damien Chazelle estão transformando uma longa amizade - que vem desde os tempos da faculdade - em uma grande parceria. Em 2015, ambos trabalharam na produção de "Whiplash - Em busca da perfeição", um filme de baixo custo (apenas 3,3 milhões de dólares) e que ainda assim arrebatou 3 Oscars das 5 indicações.
Agora, com um grande Musical - que é ao mesmo tempo uma homenagem à 'Era de Ouro' desse gênero e que ainda assim se faz moderno - eles nos apresentam uma trilha sonora, que junto com a canção original 'City of Stars' também deve levar o prêmio da Academia.
Tanto o diretor, quanto o compositor estavam excessivamente preocupados com a repercussão que o filme teria; se iria parecer 'antiquado' ou 'desatualizado', o que os levou a ter uma imenso cuidado na hora da produção musical. 
 ~ Em uma recente entrevista, Justin ressaltou que a receita para produzir algo 'novo'/'moderno' é: "Uma mistura da música popular americana com o pop contemporâneo e uma grande banda de Jazz" - o que se encaixou perfeitamente com o roteiro. ~
Talvez um dos aspectos mais marcantes de La La Land seja a sua simplicidade, a maior parte de suas cenas musicais não são espetáculos repletos de dançarinos (as) e passos complicados, e sim o retrato do cotidiano daqueles que sempre continuarão a sonhar. City of Stars com certeza representa essa paixão.
City of Stars é aquilo que todos os grandes sonhadores procuram, mesmo que as luzes já não brilhem com tanta intensidade.


"Audition (The Fools Who Dream)" | Música de Justin Hurwitz, canção de Benj Pasek e Justin Paul - La La Land: Cantando Estações
De suas 14 indicações ao Oscar, La La Land recebeu duas para a estatueta de 'Melhor Canção Original' e é um dos favoritos a levar o prêmio. No filme, a personagem de Emma Stone almeja se tornar uma grande atriz, contudo, após muitas audiências e frustrações que a levaram ao limite, ela se encontra prestes a desistir de seu sonho. É neste cenário que a música 'The Fools Who Dream' nos é apresentada como uma 'última tentativa'.
A canção é um questionamento sobre a linha tênue que existe entre a realidade e o mundo ideal, e ao mesmo tempo, uma resposta para a pergunta: Onde os sonhadores se encaixam?

"Can't Stop the Feeling" | Música e canção de Justin Timberlake, Max Martin e Karl Johan Schuster - Trolls
"How Far I'll Go" | Música e canção de Lin-Manuel Miranda - Moana: Um Mar de Aventuras
As animações sempre se apresentam como fortes concorrentes a levarem essa categoria do Oscar, e desta vez, não poderia ser diferente.
Okay, talvez eu tenha exagerado ao dizer que 'City of Stars' é o grande favorito, visto que concorre com: "Can't Stop the Feeling" e "How Far I'll Go" - Essas que são de longe as músicas que mais fizeram sucesso.
A primeira foi interpretada por Justin Timberlake e encaixou-se perfeitamente no filme e na temática proposta - atualmente possui aproximadamente 400.000.000 de visualizações no YouTube.
Enquanto a segunda é de mais uma grande produção da Walt Disney Studios e que também foi indicada ao Oscar de Melhor Animação. Diferentemente da música do filme Trolls, essa canção traz um caráter mais maduro, apresentando a personagem Moana em meio a um conflito interno e levantando questionamentos que só terão suas respostas no decorrer do filme.

"The Empty Chair" | Música e canção de J. Ralph e Sting - Jim: The James Foley Story
Entre todas as produções mencionadas até aqui, este documentário é o menos conhecido entre os internautas. O filme conta a história da vida do jornalista James Foley que foi sequestrado enquanto trabalhava como repórter na Guerra Civil da Síria (que dura até hoje).
Muito bem recebido pela crítica, o filme recebeu a indicação ao Oscar de melhor canção Original por "The Empty Chair"


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook!

Fale conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *