• Blog Sou+Cultura!

    O maior canal de livros, filmes e séries.

  • Conheça o blog!

    De resenhas a dicas de escrita! Saiba mais sobre os nossos parceiros, colunas e administradores.

  • Especial Oscar 2017!

    Quer saber mais sobre as categorias e conhecer os indicados ao Oscar 2017? Clique aqui e veja nossas publicações!

terça-feira, 11 de abril de 2017

Michael Jackson-A magia e a loucura/ resenha






Nessa semana quero falar de um gênero literário que eu pessoalmente gosto muito, que  é o de biografia.Seja autorizada ou não, a biografia nos abre uma porta para conhecer melhor a vida das personalidades que a gente admira.Quando bem escritas, desvendam até a alma do biografado, sem ser maçante.
A última biografia que li foi Michael Jackson- A magia e a loucura, de autoria do americano J.Randy Taraborrelli,que se tornou uma celebridade como biógrafo de famosos como Madonna e Franck Sinatra.
Embora não autorizada, Michael Jackson-A magia e a loucura,é o resultado de centenas de entrevistas ,inclusive com o próprio rei do pop, e de três décadas de pesquisa sobre o astro e sua família.
Autor e o biografado se conheceram no inicio dos anos 1970, quando Michael era a grande estrela do Jackson Five, grupo formado  com seus irmãos. O relacionamento que começou com a admiração de um fâ pelo ídolo se transformou quando Randy tornou-se jornalista especializado no showbiz e passou a entrevista-lo constantemente para as revistas em que trabalhava.
Para desvendar Michael Jackson, Randy começa falando sobre os pais Joseph e Katherine, da forma como ambos descobriram o talento
musical dos filhos e formaram o Jackson Five.Insatisfeito com o trabalho de operador de guindaste, Joseph viu no talento dos filhos uma tábua de salvação para tirar a família da pequena casa em Gary , indiana onde todos dormiam num quarto só, para uma vida com luxo e glamour. Para tanto, não mediu esforços conciliando o trabalho com a função de empresário dos filhos.
Mesmo jurando amar a mulher , o pai de Michael tinha regras próprias e nenhum pudor em trai-la na frente dos filhos, ao mesmo tempo que não hesitava em espanca-los caso fosse desobedecido por eles.O jeito rude e mulherengo do pai deixou marcas profundas em Michael Jackson, que passou anos evitando Joseph e na primeira oportunidade rompeu com ele também na função de empresário.
Da infância nos palcos a idade adulta como um superastro excêntrico e frágil, o autor vai desvendando Michael Jackson, suas manias, e as historias envolvendo seu nome, seu perfeccionismo, o tino comercial, suas esquisitices e as suspeitas de pedofilia.
Conta em detalhes os relacionamento com a primeira mulher, Lisa Marie Presley, com quem se casou após as acusações de ter abusado de um menino, e pasmem,um casamento completo com direito a tórridas noites de amor e que só acabou pela insistência do cantor em continuar mantendo suas amizades com crianças apesar do escândalo.
Após a saída de cena da filha de Elvis Presley, apareceu a enfermeira Debby Rowe que a princípio era uma amiga que seria uma barriga de aluguel para Michael realizar o sonho de ser pai, mas que por interferência de Katherine Jackson, virou sua segunda esposa e mãe de seus dois filhos mais velhos.O terceiro Prince Michael, aquele da foto na janela do hotel, é de mãe desconhecida.
Emfim, Michael Jackson exposto em toda sua complexidade e toda sua fragilidade.Uma biografia que recomendo para aqueles que como eu gostam de música e sobretudo, de conhecer melhor os gênios que fizeram história nessa arte.

Eliana Lemos-Jornalista, escritora e escritora.

Share:

Siga-nos no Facebook!

Fale conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *